Quais os riscos de usar Software Pirata?


 

Histórias como essa se repetem todos os dias e muitas empresas que fazem isso não sabem o enorme risco que estão correndo e não me refiro a um processo de auditoria de software como a ABES tem feito, que causa um grande embaraço junto a clientes e problemas financeiros, e sim ao risco de segurança de seus equipamentos de informática em geral.

 

Por mais que pareça inofensivo, os softwares piratas geralmente vem com uma série de malwares, backdoors e outras ameaças de segurança que podem expor seriamente a sua empresa.

 

Além das ameaças de segurança, estabilidade e a integridade da rede da sua empresa, há o risco de o software esconder uma outra ameaça: softwares para minerar criptomoedas ou até mesmo o temido ransomware.

 

O Software Pirata e os riscos para sua empresa

 

O risco de usar software irregular é muito grande. É uma falsa economia com consequências graves para sua empresa.

 

Nos últimos anos houve um crescimento considerável de tentativas de cibercriminosos em tentar ganhar dinheiro a custa de leigos que usam software não original, adicionando softwares para minerar criptomoedas e adicionando backdoors nesses softwares de fonte duvidosa ou distribuições piratas.

 

Recentemente os especialistas da Kaspersky descobriram uma série de sites que distribuem versões “grátis” de softwares pagos e que estavam hackeadas com mineradores de criptomoedas. Dentre elas estavam: Adobe Premiere Pro, CorelDraw, Outlook, PowerPoint, entre outros. Leia mais sobre isso neste relatório da Kaspersky.

 

Como se proteger?

 

  • Não use software pirata. Sim, é mais fácil falar do que fazer, mas não caia nessa tentação. É melhor e mais seguro usar um software open source ou mesmo adquirir licença do que usar um irregular;
  • Mesmo para softwares grátis ou open source, faça questão de baixar diretamente do site do desenvolvedor. Não use nunca sites de terceiros;
  • Mantenha seus equipamentos com todas as atualizações de segurança aplicadas;
  • Possua uma boa solução de antivírus corporativo instalada no seu computador;
  • Tenha uma empresa ou um profissional responsável capacitado para manter seus sistemas e equipamentos seguros.

 

Conclusão

 

Como demonstramos, é importante ter em mente que uma empresa não pode fazer o download de software de sites não confiáveis e que isso expõe a sua empresa a riscos de segurança e a pode acabar perdendo mais dinheiro do que o economizado com o software original.